Vicente Farencena
Voltar a página anterior
Início / Notícias / Edital do Concurso Literário HISTÓRIAS DO VICENTE

Edital do Concurso Literário HISTÓRIAS DO VICENTE

Notícia publicada dia 23 de Maio de 2018 às 13:18


Edital do Concurso Literário HISTÓRIAS DO VICENTE.
Poderão inscrever-se atuais estudantes, ex-alunos, ex-professores e professores em atividade na escola. 
Serão selecionadas as obras literárias inéditas escritas em língua portuguesa.
Confira o edital abaixo, faça sua inscrição e conte sua história com a nossa escola!


A EMEF Vicente Farencena, estabelece e divulga as normas para o Edital do Concurso Literário Histórias do Vicente, sob o nº 1/2018.
1. DO OBJETO 
1.1 Constitui-se objeto deste edital a realização do Concurso Literário HISTÓRIAS DO VICENTE, seleção de obras literárias inéditas escritas em língua portuguesa por atuais estudantes, ex-alunos e ex-professores e professores em atividade na escola. 
1.2 Por obras literárias inéditas, para efeitos desse edital, entendem-se aquelas que não tenham sido premiadas nem publicadas em parte ou em sua totalidade, compreendendo por publicação o processo de divulgação, edição e distribuição da obra literária em livrarias ou qualquer outro meio em suporte impresso ou eletrônico.
1.3 O presente Concurso, não subordina seus concorrentes, ou futuros contemplados, a qualquer pagamento ou vinculação com o consumo ou fruição de qualquer bem, direito ou serviço.

DO CONCURSO 
2.1. A Escola Vicente Farencena foi fundada em 07 de abril de 1972, na Vila Tereza em Camobi. Nessa trajetória muita foram as vivências, experiências e histórias.
O Vicente Farencena iniciou pequeno, de madeira, era chamado de “coleginho”, pois já haviam outras escolas maiores no bairro. São muitas as histórias do alagamento no pátio, dos professores que carregavam galochas, das festas juninas, das muitas viagens, entre elas ao Beto Carrero e ao zoológico de Sapucaia que fomos com cinco ônibus.
Ao longo do tempo a Escola cresceu muito tornando-se a maior escola municipal de Camobi, sendo reconhecida e tendo vagas disputadas pela comunidade; resultado do trabalho conjunto, do comprometimento e da dedicação de todos os envolvidos primando sempre por uma educação significativa e de qualidade. Sendo assim, imagina-se quantas histórias estão na lembrança de quem passou por aqui e quantas ainda estão sendo vividas diariamente. Esta é a oportunidade de se contar o que está guardado na mente e no coração.
2.2. Para celebrar o aniversário de 46 anos escola Vicente Farencena é promovido o concurso literário entre alunos, ex-alunos e ex-professores e professores em atividade na escola. Neste momento de comemoração, queremos ressaltar o carinho, as amizades, os ensinamentos, as relações humanas e as boas lembranças que marcaram esses 46 anos de escola. As participações dos envolvidos no concurso ressaltam todos esses valores adquiridos e desenvolvidos nesta instituição de ensino. 
O Objetivo do Concurso Histórias do Vicente é, em comemoração aos 46 anos, promover o envolvimento emocional dos estudantes, ex-alunos, ex-professores e professores em exercício nos registros das histórias que aconteceram ou acontecem na escola e que ficaram marcadas na memória de quem passou ou está por aqui. Além de promover também um incentivo à prática literária.

2.3. O presente concurso compreende as seguintes etapas: 
a) Inscrição; 
b) Habilitação, de caráter eliminatório; 
c) Seleção, de caráter meritório, classificatório e eliminatório.

2. DA PARTICIPAÇÃO

3.1. Poderão participar do presente concurso estudantes dos anos finais matriculados na escola, ex-alunos e ex-professores que atuaram na escola Vicente Farencena.

4. DA CARACTERIZAÇÃO DAS OBRAS POR CATEGORIAS

4.1. As obras de literatura poderão ser inscritas nos seguintes gêneros literários:

a) Conto 
b) Crônica

4.2. A obra literária deve ser apresentada com texto em língua portuguesa, sem emendas e ressalvas.

4.3. Por questões éticas, os autores participantes deste concurso deverão usar nomes fictícios para personagens envolvidos nas histórias contadas.

5. DA INSCRIÇÃO 
5.1. As inscrições para participação neste concurso serão realizadas unicamente através do seguinte e-mail: concursohistoriasdovicente@gmail.com também no período de 03/05/18 até dia 27/05/18, mediante envio das obras literárias (como anexo) e dados de identificação (no corpo do e-mail), conforme prevê o item abaixo.
5.2. As categorias em que as obras deverão ser inscritas correspondem ao seguinte:

a) Alunos dos anos finais devidamente matriculados do 6º ao 9º ano;
b) Ex-alunos da escola;
c) Ex-professores da escola;
d) Professores em atividade na escola.

5.3. Cada candidato pode inscrever somente uma obra literária para seleção. Na hipótese de haver mais de uma inscrição por candidato uma delas será inabilitada aleatoriamente. Serão, também, inabilitadas inscrições de obras não inéditas.

5.4. Nas inscrições dos alunos dos anos finais, ex-alunos, ex-professores e professores em atividade na escola, o (a) candidato (a) deverá informar, no corpo do e-mail, os seguintes dados:

a) nome completo;
b) categoria a que pertence o candidato: aluno; ex-aluno, ex-professor e professor em atividade na escola;
c) gênero do texto com o qual irá participar no concurso – conto ou crônica;
d) telefones (com DDD); 
e) endereço completo (Rua, número, bairro, cidade, estado e CEP).

5.5. O texto-obra do candidato deverá aparecer em anexo.

5.5. Não aceitaremos inscrições por pseudônimo, uma vez que a identidade do autor será revelada no ato da divulgação do resultado, caso se classifique.

5.6. Somente a inscrição e o envio do anexo contendo a obra literária respectivamente nas datas previstas caracteriza a participação no Concurso. 
5.7. A formalização da inscrição do candidato implica a aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não pode alegar desconhecimento.

5.8. Ao se inscreverem, os candidatos autorizam a publicação de seus textos bem como declaram aceitar todas as cláusulas e condições estabelecidas no presente regulamento.

6. DA HOMOLOGAÇÃO

6.1. Os dados pessoais cadastrados no momento da inscrição serão verificados junto à comissão organizadora, a fim de confirmar se correspondem à categoria em que o candidato se encontra efetivamente inscrito.

6.2. A homologação será realizada pela comissão organizadora, por meio de análise das inscrições e das obras dos participantes e publicada na página da escola.

6.3. Caso os textos recebidos não apresentem conteúdo válido ou não haja conteúdo, a inscrição não será aceita.

7. DA SELEÇÃO

7.1. O concurso terá uma Comissão Organizadora, formada pela vice-diretora, coordenadoras pedagógicas dos anos iniciais e finais, secretária e uma monitora.

7.2. Para fins de avaliação das obras, será montada uma Comissão Técnica Avaliadora, composta por professores e escritores santa-marienses à convite da escola.

7.3. Do total de textos inscritos, serão selecionados 10 (dez) textos de cada gênero literário e 10 (dez) de cada categoria, que levará em consideração as características de cada gênero.

7.4. As obras serão avaliadas segundo os seguintes critérios de seleção: 
a) Criatividade: as obras devem apresentar soluções estéticas inovadoras e histórias que convidem à reflexão; 
b) Comunicabilidade: obras devem ser apresentar clareza e objetividade no texto; 
c) Originalidade: serão valorizadas as obras que apresentem originalidade. As temáticas não devem cair em clichês e chavões típicos de cada gênero. Os textos devem evitar temas banais e redundantes; 
d) Valorização da escola Vicente Farencena: serão valorizadas as obras que exaltem a trajetória do autor junto à escola; 
e) Elaboração estética do texto: serão avaliadas as qualidades textuais básicas e o trabalho estético com a linguagem. As obras devem apresentar uma linguagem simples, porém bem elaborada, e seguindo o desenvolvimento temático adequado, lógico e compreensível. Será observada a adequação da linguagem da obra à categoria para qual a obra foi inscrita. O produto final deve apresentar coesão estrutural e demonstrar o domínio mínimo da estrutura do gênero escolhido.

7.5. Cada conto/crônica não deve exceder o limite de 02 (duas) páginas, tomando como base o tamanho A-4 (uma página de papel sulfite). A margem deve ser normal (superior e inferior: 2,5 cm / esquerda e direita: 3 cm);

7.7. Não serão selecionadas obras que apresentem moralismos, preconceitos, estereótipos ou discriminação de qualquer ordem, ou conteúdo que fira os direitos humanos. Da mesma forma, não serão selecionadas obras que apresentem didatismos, que contenham teor doutrinário, panfletário ou religioso.

8. DO RESULTADO FINAL

8.1. O resultado final do concurso será divulgado no dia 16/06/2018, na Feira do Livro da escola e publicado na página da escola até o dia 20/06/18.

9. DA PREMIAÇÃO 
9.1. Para os candidatos classificados em primeiro lugar nos gêneros conto e crônica e categorias alunos dos anos finais e ex-alunos da escola receberão: 
- Certificado de participação neste concurso, 
- Um livro de literatura infanto-juvenil;
- Um bloco de notas e caneta personalizados da escola;
9.2. Para os candidatos classificados em primeiro lugar nos gêneros conto e crônica e categoria ex-professores da escola e professores em atividade na escola receberão: 
- Certificado de participação neste concurso; 
- Um cheque-livro; 
- Um bloco de notas e caneta personalizados da escola.

9.3. Para os demais candidatos classificados em segundo e terceiro lugares nos gêneros conto e crônica e de todas as categorias receberão:
- Certificado de participação neste concurso, 
- Um bloco de notas e caneta personalizados da escola.

10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 
10.1. Os direitos autorais das obras inscritas neste concurso permanecem sendo exclusivos de seus autores, que podem livremente optar por publicá-las em qualquer editora.

10.2. É de competência da Comissão Organizadora do concurso Histórias do Vicente a modificação e interpretação do presente Edital, cabendo-lhe dirimir eventuais dúvidas no processo de realização do concurso. 
10.3. Do julgamento apresentado pela Comissão Julgadora quanto à qualidade dos poemas e contos selecionados não caberá qualquer recurso.
10.4. Os casos omissos serão decididos em comum acordo entre a Comissão Organizadora e direção da escola.

11. CRONOGRAMA

11.1. O cronograma estimado de realização do concurso é: 
Atividade Período 
Inscrição 03/05/18 até dia 27/05/18.
Homologação das inscrições De 28/05/18 a 30/05/18
Avaliação das obras De 01/06/18 a 13/06/18
Resultado final 16/06/18

Santa Maria, 03 de maio de 2018.

Jetimob
Vicente Farencena
Rua João Fontoura e Souza, s/ nº , Camobi, Santa Maria, RS
CEP 97105-210 - Telefone (55) 3226-4915
escola@vicentefarencena.com.br