Vicente Farencena
Voltar a página anterior
Início / A escola

A escola

A escola
Filosofia
Equipe

 

HISTÓRICO DA ESCOLA

No início a escola chamava-se “Grupo Escolar Vicente Farencena” possuia duas salas de aula de madeira abrigando alunos de 1ª a 4ª séries, sendo a primeira Diretora Profª Maria de Lourdes Martelet. 

Aos poucos a escola foi crescendo e implantando gradativamente a pré-escola, 5ª, 6ª e 7ª séries,tornando-se assim, a Escola Municipal de 1º Grau Incompleto Vicente Farencena. No ano de 1991,foi implantado a 8ª série. No ano de 2000, de acordo com a LDB, passa a ser chamada EMEF Vicente Farencena.

O trabalho da escola, aos poucos foi reconhecido e valorizado, onde a participação da comunidade sempre foi e é de grande importância para a busca de uma educação de qualidade.

Salientamos que nos últimos 27 anos a Profª Ana Maria Buriol Londero, esteve sempre na Equipe Diretiva, inicialmente intercalando a direção com a professora Rosa Noélia Cavali Rohenkohl.  Ao longo destes anos ocorreu a reconstrução da escola em alvenaria, juntamente com o Círculo de Pais e Mestres (CPM)  na presidência de Elton Hoer, construção da quadra de esportes com a ajuda da prefeitura, no entanto, o Laboratório de Ciências, a sala de multimeios para alunos com necessidades especiais, sala de informática foram construídas junto com a comunidade, projeto Crer para Ver (Natura) e recursos próprios.

As atividades pedagógicas desenvolvidas até hoje, garantem a Escola, um ambiente de aprendizagem, visando a formação integral do aluno, valorizando as diferenças individuais nos aspectos cognitivos, afetivos, psicológicos, religiosos e culturais, primando pela dignidade do ser em um processo de auto-reconhecimento de suas potencialidades, construíndo conhecimentos que favorecem a promoção da qualidade de vida em sociedade.

Assim a escola se destaca com premiações e um melhor IDEB em Santa Maria.

Atualmente, possui 09 salas de aula, Biblioteca, Sala de Multimeios para alunos com necessidades educacionais especiais, Sala de Informática, Sala de Professores e Sala de Orientação Educacional (SOE).  A escola ainda conta com 37 colaboradores, entre eles, 29 professores que garantem o ensino a mais de 400 alunos. Os recursos estruturais e humanos são geridos coletivamente com qualidade, participação, autonomia, democracia e igualdade. 

Jetimob
Vicente Farencena
Rua João Fontoura e Souza, s/ nº , Camobi, Santa Maria, RS
CEP 97105-210 - Telefone (55) 3226-4915
escola@vicentefarencena.com.br